domingo, 19 de abril de 2009

Anthrax, uma arma biológica



Como se espalha?

O Anthrax contamina o solo quando um animal infectado morre, e se espalha quando os animais que pastam ingerem residuos deixados pelo animal ali morto. Também pode se espalhar quando um animal carnívoro come um herbívoro infectado.
Nas mãos erradas, esses esporos podem ser cultivados, secos e processados para serem usados em armas biológicas.



Sintomas do Anthrax:

Existem três formas de contaminação do Anthrax:



Por inalação: O anthrax inalado começa a apresentar sintomas em 7 ou 10 dias, mas também pode ser em apenas 2 ou 3. Entretanto, pode demorar até 60 dias após a exposição aos esporos do anthrax para que a doença se manifeste, e assim que a germinação começa, a doença progride muito rápido. Ela parece vir em dois estágios:
  1. começa com febre, tosse, dor de cabeça, vômito, calafrios, fraqueza, dor abdominal intensa, falta de ar e dor no peito. Esse primeiro estágio pode durar de algumas poucas horas a alguns dias. Em seguida, pode haver uma breve melhora dos sintomas;

  2. o segundo estágio da doença dura entre 2 e 4 dias. Os sintomas do segundo estágio incluem febre, dificuldade para respirar, suor intenso, coloração azulada da pele, choque e, finalmente, a morte.

Cutâneo (pela pele): A germinação da bactéria resulta em um inchaço local da pele. Aparece uma pequena pápula (galo). No dia seguinte, o inchaço aumenta, se torna uma úlcera e começa a liberar um fluido transparente. Então, se forma uma casca preta côncava e indolor, que seca e se desprende em uma ou duas semanas.
Gastrointestinal: resulta da ingestão de água ou carnes contaminadas, apresenta sintomas que incluem náuseas, vômito com sangue, dor abdominal intensa, diarréia com sangue e fraqueza. A morte ocorre em 25 a 60% desses casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário